Nós Mídia Goiânia – Na inauguração do novo MEDIA LAB/UFG

A segunda etapa do “Circuito Nós Mídia – Revele sua cidade!” aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro de 2014 e marcaram a inauguração do novo espaço do Media Lab da Universidade Federal de Goiânia.

Com a participação de 10 pessoas, em sua maioria estudantes de pós graduação da própria UFG, as atividades foram concentradas em dois dias de intenso trabalho. No primeiro dia, 18/12, a aula se dividiu em duas etapas. Na primeira parte, foi apresentado o conteúdo do “Encontro de Cultura Digital” e se discutiu o impacto das transformações tecnológicas sobre diferentes aspectos da vida cotidiana, das relações sociais às novas profissões e formas de se fazer política.

Na segunda parte, realizou-se a discussão sobre patrimônio cultural e os alunos foram convidados a refletir sobre a cidade de Goiânia e a relação que cada um estabelece com o seu entorno. Pelo fato da maioria dos participantes da oficina não serem nascidos na cidade, a conversa foi muito rica e abordou diferentes pontos de vista e formas de perceber o território. Como tarefa para o segundo dia de atividades, os participantes deveriam escrever seus inventários afetivos da cidade e trazer materiais audiovisuais que apresentassem esses pontos.

O segundo dia de atividades foi dedicado ao trabalho prático. Cada participante apresentou o seu inventário pessoal e mostrou as fotos e vídeos que haviam trazido para ilustrar esse locais. Após isso, foi apresentada a aula sobre os princípios da imagem e a produção de conteúdos para a internet, quando se começou a discutir a montagem do vídeo postal de Goiânia. De forma colaborativa, o vídeo foi montado com o uso de músicas de artistas locais e a locução de uma poesia de Léo Lynce sobre a cidade.

Finalizando as atividades, foi realizado o Webnário com a participação do vídeo-artista Nacho Durán, conectado diretamente de Astúrias (Espanha), que falou sobre democracia e participação política por meio do uso das novas tecnologias e também assistiu ao vídeo-postal realizado nas oficinas.

Além de poder contar com as perfeitas instalações do recém-inaugurado Media Lab, a etapa do Circuito Nós Mídia em Goiânia também teve o privilégio de reunir um público muito interessado e participativo, o que sem dúvidas foi decisivo para o sucesso das atividades!

goiania